segunda-feira, maio 01, 2006

Desertificação

Precisamente na semana em que o Expresso dá a noticia de que a a autarca de Vila de Rei se prepara para trazer para o concelho de Vila de Rei, 60 familias brasileiras ( leia neste link), o nosso amigo JOLON escreve um artigo tão preocupante como oportuno para o nosso concelho e no qual se dá conta de que População está a «fugir» para concelhos vizinhos ( Penamacor é o segundo concelho na desertificação segundo dados publicados. População procura outras paragens para viver).
Mais do utilizarmos este triste facto para acusar adversários políticos é nossa obrigação entender a razão deste facto e conseguir inverter, ou pelo menos estancar a sangria de população e de riqueza do nosso concelho.
Não sendo o único do concelho do pais em que isso acontece (e muito menos do interior) não acredito que nos continuemos a resignar. Afinal basta olhar para as regiões vizinhas de Espanha ou para concelhos como Elvas ou até Belmonte e Sabugal para perceber que existe solução.

4 Comments:

Blogger Rui MCB said...

Dificuldades em aceder a habitação condigna a preços competitivos com os concelhos limitrofes, por exemplo, é um dos problemas pontuais que deve explicar a migração intra-regional.
Tudo o resto (as diferenças ao nível de serviços públicos onde Penamacor não concorre com a Covilhão) acrescenta argumentos no momento da tomada de decisão.

10:36 da tarde  
Blogger Rui MCB said...

Note-se que não li o artigo referido.

10:37 da tarde  
Blogger Al Cardoso said...

A razao nao estara tanto nas condicoes e qualidade de vida pois alguns concelhos do interior tem ate muito mais que outros do litoral. o que faz partir os seus naturais e a gritante falta de trabalhos.
Haja quem crie trabalhos para a nossa gente, e nao nos tirem as valencias que ainda temos.

11:04 da manhã  
Blogger A Sonhadora said...

Que estranho...dá-se oportunidade a familias estrangeiras de se fixarem no interior...e aos nossos não se dão oportunidades? porquê?
Será que o nosso povo não quer? não acredito...ou será que a nossa pátria é sempre nossa madrasta!!!
Não tenho racismo, não é nada contra os nossos irmãos que para lá vão...é tudo com o nosso governo...
porque será, que nunca se lembra que se assim fizer, o fluxo de emigração português...recomeça(se não recomeçou já..) e então pergunta-se, onde fica o 25 de Abril, que tanta alegria deu e trouxe os seus filhos de volta...

1:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

on-line