domingo, abril 02, 2006

As festas
















O amor à terra natal mede-se, em especial quando se está longe, pelo trabalho, pela capacidade de sacrificio e pelas horas que se dão gratuitamente à comunidade. A somar a isto a Reconquista dá-nos um exemplo de bom destino dos esforços de uma aldeia e da sua população.

Parabéns ao Libério Carreto, ao Nuno Martins e ao Rui Marcelo (já convidado para escrever aqui).

Direcção da Comissão de Festas de Aranhas define objectivo
Fazer a festa por um carro
Associação Comissão de Festas de Aranhas quer oferecer à freguesia uma viatura com várias utilidades, desde o combate a pequenos incêndios até à limpeza de ruas. Para tal já está definido um programa de festas, com o Bodo e o Festival de Folclore a acontecer dentro de um mês

O Festival de Folclore de Aranhas regressa este ano à freguesia do concelho de Penamacor, mas um pouco mais cedo que o habitual. A iniciativa que nos últimos três anos aconteceu durante as festas de verão da freguesia regressa este ano, já no próximo dia 29 de Abril. Esta é uma das novidades apresentadas pela Comissão de Festas de Aranhas que conta com uma nova direcção e também um objectivo principal já definido. “Tudo o que se conseguir destina-se à aquisição de uma viatura de socorro ligeira” disse ao “Reconquista” Libério Carreto, o novo presidente da direcção da Associação Comissão de Festas de Aranhas. A viatura, de marca Toyota, será depois entregue à Junta de Freguesia de Aranhas que irá ficar responsável pela sua gestão. Esta servirá para diversas funções, do combate a pequenos incêndios até à limpeza de ruas, desentupimentos ou rega de espaços públicos, revela a organização. Para conseguir este objectivo a comissão já agendou uma série de actividades, bem como uma campanha de recolha de fundos. A primeira destas iniciativas aconteceu em Massamá, com a realização de um jantar e baile de Carnaval onde, segundo a organização, estiveram mais de 300 pessoas. Com o mês de Abril surgem mais algumas iniciativas, sempre com o mesmo objectivo. No dia 23 a freguesia de Aranhas recebe o Ramo da Carne e no fim- de-semana seguinte, a 29 de Abril, será a vez do Bodo que terá algumas mudanças. Desta vez as panelas de ferro mudam-se para o recinto de festas da Liga dos Amigos de Aranhas onde vai ser montada uma tenda gigante, com o apoio da Câmara Municipal. Dentro desta haverá lugares sentados e a organização vai distribuir dois mil pratos e tigelas, com a marca da associação. O valor da venda desta loiça reverte para a compra da carrinha. Segue-se no mesmo dia o Festival Internacional de Folclore que acontece pelo quarto ano consecutivo. No princípio da semana estava confirmada a presença de quatro grupos, nomeadamente de Candoso (Guimarães), Gafanha da Nazaré (Aveiro) Frielas (Loures) e o grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Aranhas. Há ainda a hipótese da presença de um grupo do Ribatejo ou do Algarve, bem como de um rancho espanhol. Após o festival, e a encerrar o dia, haverá baile com Vítor Ferreira. Estas actividades acontecem no mesmo fim-de-semana em que a freguesia celebra a Festa da Ribeira, em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso. O programa continua no mês de Junho com a realização do piquenique, que desta vez acontece a 4 de Junho no parque do Alvito em Monsanto, Lisboa. Quanto ás festas de verão, a comissão promete que este ano o programa será integralmente popular, privilegiando a música ao vivo. Com estas actividades “a comissão espera que os conterrâneos possam contribuir” para a compra da carinha, espera Libério Carreto.

Autor: José Furtado 30-03-2006 18:01:50

2 Comments:

Blogger João Melo said...

os comentários foram reabertos..ainda bem...

10:21 da manhã  
Blogger Orlindo Jorge said...

Então eu aproveito para desejar uma boa Páscoa.

1:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

on-line