sábado, abril 15, 2006

As festas II


A propósito de "As festas" trago-vos hoje a noticia de que a FACEP vai parar.
A FACEP ( Feira das Actividades Económicas de Penamacor)nunca teve a designação de festa mas não é muito diferente daquilo a que chamamos festas de aldeia. A maior diferença talvez resida no facto de a FACEP ser totalmente custeada pelo orçamento da autarquia e as festas das aldeias serem totalmente financiadas pela sociedade civil que se reune e mobiliza gratuitamente para tal.
Não faço ideia dos custos/beneficios que a FACEP teve nestes últimos 10 anos - sem dúvida que positivos mas, até que ponto? Alguém terá estudado o impacto da feira para o concelho de Penamacor?
Aqui vai a noticia da Reconquista:


Kulturlândia substitui feira
Facep pára por um ano
arquivo
A necessidade de um novo espaço, mas também a proximidade com a Feira Raiana, são as razões evocadas para suspender a Feira das Actividades Económicas de Penamacor. A partir de agora a Facep deverá alternar com a Kulturlândia, um festival de artes e cultura entre 8 e 16 de Julho.

Quase dez anos depois da primeira feira anual de actividades económicas, a Câmara Municipal de Penamacor decidiu parar para pensar no rumo a dar à Feira das Actividades Económicas de Penamacor. Este ano não haverá Facep, mas Ilídia Cruchinho garante que “não é o fim” do modelo lançado há cinco anos. A vereadora da cultura da autarquia penamacorense reconhece que “a Facep foi crescendo e neste momento é preciso equacionar outros locais para a realização”, mas a procura de um local alternativo, uma questão que tem sido colocada nos últimos anos, não é a única razão. A autarca confessa que a antecipação da Feira Raiana para o início do Verão, em vez do mês de Setembro, foi outra das razões da mudança de planos. “São duas feiras semelhantes, em concelhos vizinhos e com uma semana de diferença entre elas. Isso não é bom, nem para a Feira Raiana, nem para a Facep”. Sendo assim a Facep só deverá regressar no próximo ano, mas a Câmara Municipal de Penamacor já está a preparar uma alternativa. A Kulturlândia “vai ser um conjunto de iniciativas para durar nove dias, e que pretende trazer gente a Penamacor” revela a autarca. O objectivo, acrescenta, “não é um programa de atracção de massas, mas de qualidade” para atrair outros públicos. As iniciativas vão andar à volta do teatro, dança, música e exposições, abordando culturas diferentes. A comparação com os serões culturais, realizados há alguns anos no Jardim da República, é inevitável, mas nem no local há semelhanças. A Kulturlândia vai acontecer na Biblioteca Municipal de Penamacor, com palcos no pátio das tílias e no anfiteatro ao ar livre, ambos dentro dos muros do solar. O programa só será revelado mais tarde, sabendo-se para já que cada um dos nove dias da Kulturlândia, a decorrer entre 8 e 16 de Julho, vai terminar com um espectáculo de palco, no pátio das tílias.
Com esta aposta, Ilídia Cruchinho espera que “daqui por alguns anos esteja bem consolidada na região”. A Kulturlândia irá assim alternar com a Facep, que poderá regressar em 2007 num novo local.

Autor: José Furtado 12-04-2006 18:01:50
on-line