quarta-feira, fevereiro 14, 2007

A imprensa em Penamacor

Um leitor do blog fez-me chegar - por amigo comum- a sugestão de publicar o nome dos colaboradores daqueles jornais...ora aqui está um problema: se me recordo de mais alguns de "A Verdade de Penamacor" (o José Gregório, o Carvalho Pereira, a Carlota...), nos outros jornais, confesso não me recordar. Os meus agradecimentos antecipados a quem me faça chegar essa informação!

1 Comments:

Blogger karraio said...

Proponho que esta demanda dos reflexos de uma antiga dinâmica "jornalística" em Penamacor, não se confine à sede de concelho e se estenda às aldeias. Exemplo: "O Xendro", foi um jornal que publicou 3 ou 4 números nos anos 70, mas que teve um grande impulso a partir de 1985, tendo saído com alguma regularidade até 1992. Ou seja, durante mais de 7 anos, a comunidade xendra dispôs de um órgão de comunicação e informação, mensal primeiro, trimestral a partir do final dos anos 80 . Nos primeiros anos, era escrito em velhinhas máquinas "HCESAR" e "AZERT", os textos eram recortados à medida e montados de acordo com os espaços disponíveis, às vezes com 3 e 4 remissões, e finalmente policopiados. Isto tudo, feito por 3 ou 4 carolas, durante 2 ou 3 noitadas até às tantas, numa empresa mecenas. Mais tarde, a partir de 1990, sensivelmente, passou a ser montado e impresso na velha tipografia do EPL, por reclusos, com uma qualidade já razoável, a preços suportáveis.
Chegou a ter cerca de 500 assinantes.
Desconheço se existem, ou existiram, mais exemplos destes noutras freguesias, mas seria interessante fazer essa recolha e, porque não, promover uma noitada (mais uma) a partilhar experiências e, sabe-se lá, a perspectivar novas dinâmicas.

11:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

on-line