sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Blogues põem Penamacor no mapa - uma noticia da Reconquista que fala nos blogues do concelho



Cidadãos divulgam concelho na internet
Blogues põem Penamacor no mapa

Falam das tradições, da história, de acontecimentos, lugares e até do desporto. O fenómenos dos blogues está a pôr o concelho de Penamacor no mapa da internet e Reconquista foi conhecer alguns casos.

“Mata Aranha é o tema mais famoso do Rancho Folclórico de Aranhas, daí o nome deste espaço. Esta é uma homenagem à minha aldeia”. É desta maneira que António Lopes apresenta ao mundo da internet o seu blogue (ver definição). Ao teclar www.mataranha.blogspot.com o visitante é recebido ao som do “Mata Aranha”, uma espécie de hino daquela aldeia do concelho de Penamacor, interpretado pelo rancho da terra.
António Lopes não nasceu na aldeia, mas os pais são naturais de Aranhas e Aldeia de João Pires. A sua ligação à terra surgiu assim logo desde a infância, quando passava o Verão na localidade. Uma ligação que ficou, ao ponto de dizer que “a aldeia faz parte da minha vida”. Há cerca de oito meses surgiu a ideia de fazer um blogue. O espaço vive sobretudo das imagens, aquelas que António Lopes recolhe com a sua máquina, mas também outras mais antigas, que documentam o passado da aldeia.
“O blogue procura mostrar a aldeia como é agora e como foi no passado” explica o autor, que também deixa pistas para visitar outras aldeias vizinhas.
A actualização é feita “ao sabor da disponibilidade que vou tendo”. Quanto às reacções, António Lopes já foi abordado por algumas pessoas e até recebeu um pedido especial, vindo de Castelo Branco. “Há uns tempos um professor enviou-me uma mensagem de correio electrónico pedindo-me o ficheiro mp3 da música que se ouve no blogue (o Mata Aranha) para um trabalho com os seus alunos”.
Para Jorge Seguro Sanches a internet é apenas mais um meio para continuar a divulgar e a discutir o concelho. Logo após o 25 de Abril fez parte do grupo que fundou o jornal “A Verdade de Penamacor”, juntamente com o irmão Daniel e os primos Paulo e António José Seguro. “Penso que desde essa altura ficou sempre o "bichinho" de me interessar e escrever sobre a nossa terra”, diz Jorge Seguro Sanches, hoje deputado do PS na Assembleia da República. Mas não é a política que move o espaço, que nasceu antes mesmo de assumir o cargo. O blogue www.penamacor.blogspot.com vive da análise da actualidade do concelho, publicada na imprensa regional. Mas é também um espaço de divulgação de outros blogues ou páginas da internet, que falam sobre o concelho de Penamacor.
Jorge Seguro Sanches é o dinamizador do blogue, mas este não está fechado a outras contribuições. “Sempre que encontro alguém com vontade de escrever sobre o concelho de Penamacor faço o desafio. Foi o que já aconteceu com o Rui Branco, tal como eu radicado em Lisboa mas originário da Benquerença e o Rui Marcelo, das Aranhas, e que divide a sua vida entre Lisboa e Aranhas”. Outros também já receberam o convite para se juntarem ao blogue.
Quanto aos visitantes, Jorge Seguro Sanches diz que passam em média cerca de 30 pessoas pelo blogue. O sistema de contagem revela que os visitantes têm origem em cidades como Lisboa ou Castelo Branco. Mas o factor emigração também tem a sua influência, já que há visitantes de França ou da Suiça, dois dos países que acolheram mais penamacorenses que optaram pela emigração. O facto de não haver barreiras para a internet traz também outras vantagens, explica o autor. “A existência desde blogue já permitiu que, por exemplo, retomasse o contacto com antigos colegas de escola que não encontrava há anos. Só por isso já teria valido a pena!”.
Quem também anda neste campeonato é a Escola de Futebol da Associação Desportiva Penamacorense, a ADEP. O blogue www.escolafuteboladep.blog.pt foi criado em Janeiro de 2006 por Marco Rodrigues, o treinador dos miúdos penamacorenses. E são estes os verdadeiros protagonistas da página, não só porque esta dá conta dos jogos ou outras actividades em que participam, mas também porque muitos dos textos são escritos pelos próprios protagonistas. Como este relato do João Furtado, de 9 anos, sobre o jogo com o Valongo, realizado a 20 de Janeiro. “Entrámos com a cabeça no ar mas isso mudou logo e começamos a jogar muito bem. Fazíamos tabelas, íamos à linha à vontade e entravamos na grande área, parecia uma auto-estrada e começamos a marcar.” A história dos jogos é sempre acompanhada de várias fotografias, mas o blogue também dá a conhecer os bastidores, ou seja, o que se passa nos balneários.
Marco Rodrigues explica que o blogue da escola de futebol é um meio de divulgação do trabalho desta, mas também uma maneira de aproximar as crianças das novas tecnologias. O resultado é positivo. “Já nos visitaram pessoas de todos os continentes do mundo, num total de 32 países. O mês de Janeiro de 2007 conta com uma média diária de 25 utilizadores diferentes” diz o treinador.
Entre os visitantes estão alguns adversários no campo de jogo, mas também outras escolas de futebol nacionais e internacionais. “Recebemos inclusive um convite para participar num torneio de futebol de Natal no Brasil” diz Marco Rodrigues.
A visitar
Outros blogues


Na internet o número de blogues sobre o concelho de Penamacor não se esgota nos três blogues destacados pelo Reconquista. A pesquisa não é exaustiva, mas a freguesia de Salvador surge destacada, com três espaços: o Salvador Barquinha d´Oiro (www.salvadorbarquinhadoiro.blogspot.com ), o Salvador (www.salvador4ever.blogs.sapo.pt ) e o Notícias de Salvador (www.salvadorenho.blog.pt ).
Um dos mais populares é o Baságueda, que conta já com mais de 14.300 visitantes desde a sua criação. A linguagem popular que ainda é possível ouvir entre as pessoas mais velhas é um dos destaques mais recentes. A visitar em www.basagueda.blogspot.com .


Fácil de criar
O que é um blogue ?


O blogue (ou blog) funciona como uma espécie de diário na internet. Depois de criado pelos utilizadores, estes podem publicar textos, com ou sem imagens, ou até inserir vídeos e sons. Para designar esta acção utiliza-se normalmente a palavra inglesa “post”. Os textos aparecem no ecrã de computador por ordem cronológica, ou seja, o mais recente surge sempre ao topo da página. O blogue permite ainda que os visitantes possam comentar os textos escritos pelo autor ou autores, já que o blogue pode ser partilhado por várias pessoas.
A generalidade dos blogues possui ainda ligações (links) a outros blogues ou páginas na internet. É o que acontece com grande parte dos blogues consultados pelo Reconquista para este trabalho.
Criar um blogue é fácil, rápido e grátis. O sítio www.blogger.com é um dos mais populares, mas para quem não domina a língua inglesa há sempre alternativas, como o www.blogs.sapo.pt . O resto fica por conta da imaginação de cada um.
Autor: José Furtado 01-02-2007 18:01:50

2 Comments:

Blogger Rui MCB said...

:-)
Abraços!

2:07 da manhã  
Blogger al said...

Parabéns por este espaço, fiquei a conhecê-lo a partir do artigo do "Reconquista".
Vou colocar um link no "Mata Aranha".

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

on-line