quarta-feira, abril 27, 2005

Serra da Malcata, é para visitar?


Um amigo que neste fim-de-semana visitou a serra da Malcata ficou com uma dúvida: pretende-se que as pessoas visitem o Parque e a Serra ou pelo contrário pretende-se evitar que as pessoas visitem aquele espaço?
Diz-me ele que ao longo do percurso encontrou vários caminhos mas nem um sinal, uma indicação, do caminho seguir, numa estrada que termina numa encruzilhada - também sem qualquer sinal ou indicação.
"Não há qualquer indicação. Só o horizonte de má qualquer informação. Em frente vê-se a barragem, do lado esquerdo uma subida mais ou menos suave. Do lado direito, uma subida mais íngreme". O que fazer, pergunta ele? "A resposta só pode ser intuitiva.Enquanto esteve a pensar o que fazer apareceu uma família num outro carro e perante a mesma dúvida e a ausência de uma ajuda da minha parte, decidiu inverter a marcha e foram embora. Nem saíram do carro.
Optei por ir a pé pela subida mais íngreme. Lá do alto vi a serra, a barragem e, julgo Meimão. Quando descia, um casal que entretanto surgiu, decidiu também fazer a caminhada. Quando nos encontrámos perguntaram o que se via lá em cima, se valia a pena fazer a viagem, porque não havia qualquer indicação.
Quando regressei a Penamacor pensei em, mais tarde, fazer uma nova incursão pela serra da Malcata. Mas fiquei com uma dúvida: será que eles querem que eu volte?. Será que desejam que a serra seja visitada? Ou preferem que fique isolada, selvagem e quase inacessível ao cidadão comum?Se a última suposição for a correcta, então está bem. Se não, se querem que as pessoas visitem a serra, então não faz sentido a escassez de informação quando se chega ao Parque. Já para não falar na ausência de visibilidade ao longo das estradas da região."
on-line