segunda-feira, outubro 31, 2005

E o azeite de Penamacor é o melhor do mundo


A Lusa noticia hoje que "uma comitiva ligada à produção de azeite na Cova da Beira vai deslocar-se a Bruxelas, onde tenciona estabelecer contactos que permitam "abrir portas" aos seus produtos na União Europeia.
Ao longo de uma visita de três dias, "uma comitiva de cerca de 40 entidades ligadas à produção de azeite na Cova da Beira - Fundão, Penamacor, Covilhã e Belmonte - vai estabelecer contactos na região de Bruxelas", explicou à Agência Lusa, Francisco de Almeida Lino, chanceler da confraria.
No âmbito da visita, o presidente do grupo parlamentar europeu do Partido Popular Europeu, Hans-Gert Poettering, vai ser entronizado pela Confraria do Azeite da Cova da Beira a 30 de Novembro, em Bruxelas.
A cerimónia está marcada para as 16:30 desse dia, no Parlamento Europeu.
O dia 29 de Novembro será preenchido com reuniões com movimentos associativos e agentes comerciais europeus, "para abrir portas aos produtos de azeite da Cova da Beira", sublinha aquele responsável.
Para 01 de Dezembro estão agendados contactos com autarcas da região.
Por confirmar está um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que foi eleito com o apoio do Partido Popular Europeu, no qual se insere o PSD português.
"A oportunidade de desenvolver estes contactos surgiu no dia em que o deputado europeu do CDS-PP Luís Queiró foi entronizado, no Fundão", em 9 de Junho deste ano, na cidade do Fundão.
"Queremos que as nossas marcas de azeite comecem a exportar para a Europa, pelo que estas são tarefas fundamentais", conclui.
Fundada em 21 de Junho de 2004, a confraria conta actualmente com cerca de meia-centena de confrades.
on-line