segunda-feira, abril 04, 2005

Penamacor tem futuro? (I)

Muito se tem discutido sobre as causas do atraso e até do retrocesso do Concelho de Penamacor, em especial na última parte do século XX.
A discussão "Penamacor tem futuro?" não é de hoje, nem sequer dos últimos dez ou vinte anos. É antes uma questão que nos tem angustiado a todos nós desde que sentimos que a nossa terra tem vindo a perder população, influência e poder económico.
E este definhar acontece quando comprovadamente o concelho dá ao país, e desde sempre, quadros políticos, técnicos e na área das humanidades.

Num pais onde cerca de 80% da população reside na linha costeira entre os distritos de Braga e de Faro, o investimento no interior tem vindo a ser esquecido, até pelas razões eleitorais mais básicas.
Recuperar, num ápice, aquilo que Penamacor era, em termos de importância regional, e até nacional é uma tarefa impossível. É todavia possível, sem dúvida construir no nosso concelho um conjunto de infra-estruturas que tornem a vida no concelho de maior qualidade e que sejam factores de crescimento económico, de população e de influência.
Hoje deixo-vos apenas uma:
a construção de uma ligação à A23 (na zona Fundão/Covilhã) é determinante para que Penamacor possa apostar no seu desenvolvimento e na qualidade de vida.
Ganharia claramente com isso o turismo regional (que ainda agora dá os primeiros passos), a ligação ao Hospital da Cova da Beira e à Universidade da Beira Interior, bem como a possibilidade de Penamacor poder ganhar (pela primeira vez na sua história) um acesso rápido ao caminho de ferro.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida. Vamos ver se a próxima equipa autarquica tem força e conhecimentos para conseguir alguma coisa para Penamacor. Nos últimos três anos nada se viu por parte do actual Presidente da Assembleia Municipal, que era deputado e chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro.

12:11 da tarde  
Blogger Rui MCB said...

Perguntinha prática: quanto tempo levas a entrar na A23 saindo de Penamacor e qual o trajecto (o mais rápido)?

12:28 da tarde  
Blogger Jorge Seguro Sanches said...

A resposta ao Rui foi dada por e-mail. Seguiu também um convite para que o autor de um dos melhores blogs nacionais (e que é da Benquerença) possa escrever no blog de Penamacor.

12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros amigos (permitam-me) e anteriores comentadores:

Para que o Concelho de Penamacor, para que a vila de Penamacor tenha futuro e deixe de sofrer da sangria de gentes, terá de combater-se, antes de mais, todos os dias, o que levou a que se diga de Penamacor que aqui "foi onde o Diabo perdeu a língua".
Espero que participem na iniciativa aqui noticiada da Casa Comum das Tertúlias.
Até lá.
Por Penamacor... apesar da inveja indígena!

Luís Norberto Lourenço

P.S.
Porque sou contra o anonimato... gosto de me identificar claramente.
Ou não fosse autor dum "Manifesto Contra o Medo"!

1:44 da tarde  
Blogger karraio said...

Saudações.
Vamos lá então atirar pedras ao charco de Penamacor. Ondas fará.
Penamacor tem futuro, pois! De que cor pintaremos esse futuro?

12:17 da manhã  
Blogger Rui MCB said...

Conheci a velha idanha-a-velha, bem como a "nova" idanha-a-velha e... compreendo o Idanhense!

Jorge, não recebi o convite, tenta:

fogueiralusa@yahoo.com

Um abraço.

1:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

on-line