domingo, março 13, 2005

Impasse?

A COMURBEIRAS envolve os concelhos de Guarda, Sabugal, Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Celorico da Beira, Meda, Manteigas e Trancoso, todos do distrito da Guarda e ainda Covilhã, Belmonte e Penamacor, do distrito de Castelo Branco.

Depois da saída do Governo de Miguel Relvas (o grande dinamizador da criação de Comunidades Urbanas), em Julho de 2004 e agora, depois da mudança de Governo, qual será a melhor estratégia para os concelhos da Beira Interior e em especial de Penamacor?
Voltaremos a falar em regionalização? Esse conceito será apenas aplicado aos Açores e Madeira? Esqueceremos o assunto e discutiremos apenas aquilo que a classe política nos faz crer ser determinante, como o aborto?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A pseudo descentralização promovida pelo Sr Relvas é um desastre. Atrevo-me a pedir a sua prisão preventiva para expiar simbolicamente os prejuízos causados. Na altura em que o processo se iniciou, defendi (não interessa agora onde, nem em que circunstâncias) que se, por absurdo, eu fosse Presidente da Câmara, não faria nada. NADA mesmo, para integrar qualquer comunidade ou associação de municípios. Sem qualquer pretensão, adivinhava o desfecho. O actual presidente andou aos "esses" (nesta e noutras matérias) sem ideia clara sobre o que fazer. Qualquer opção não favorecia Penamacor. A bem dizer, não me parece vantajoso para ninguém. Esta "zonação" é uma idiotice pegada. As comunidades não possuem dimensão de nenhum tipo para seja o que for. Ainda por cima estão condicionadas pelos humores dos senhores presidentes de Câmara, que hoje estão numa comunidade mas os de amanhã poderão achar q é melhor estar noutra. Fracos e perigosos critérios de agregação. Não me parece que este esquema tenha futuro.
Daí que, se, por mais absurdo, eu fosse presidente da cmp, retirava-me da comunidade, manifestava alto e bom som ser contra esta idiotice, e oferecia o concelho como centro de uma grande região interior.Será invitável a criação de regiões com dimensão (poderiamos tomar como referência a dimensão média europeia), seja por via de um novo movimento democrático com referendo e tudo tendente a aprovar um novo modelo de regionalização, seja mesmo por imposição da administração central.

10:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem observado. Esperemos que a regionalização volte a ocupar a agenda dos nossos políticos. Duvido é que seja com o Sócrates...Há que voltar a ter esperança!

1:58 da tarde  
Blogger Jorge Seguro Sanches said...

Belmonte, 30 Mar (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Covilhã, Carlos Pinto (PSD) foi hoje eleito o primeiro presidente da Junta da Comunidade Urbana das Beiras (COMURBEIRAS), disse à Lusa o presidente da câmara de Trancoso, Júlio Sarmento.

A COMURBEIRAS reúne doze concelhos dos distritos de Guarda e Castelo Branco.

6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

on-line