domingo, janeiro 28, 2007

Cozinhados Lembrados


Cozinhados Lembrados é o título de uma obra da ADRACES (Associação de Desenvolvimento da Raia Centro-Sul) que recolhe “muitas das receitas antigas e quase perdidas no concelho de Penamacor”.

Divididos entre Entradas e Petiscos, Sopas e Migas, Acompanhamentos, Pratos de Peixe, Pratos de Carne, Sobremesas, Bolos, Bolachas e Biscoitos, Matança do Porco, Azeite e Azeitonas, Ervas, Especiarias e Condimentos e Doces e Compotas, a notável obra apresenta-nos, por freguesia, mais de 100 pratos tradicionais do concelho de Penamacor, informando-nos sobre o modo de preparação e confecção e dando-nos conta (para mal dos nossos pecados) da composição nutricional dos mesmos…

Não resisto mesmo a citar alguns deles: o chouriço frito, os ovos verdes, as migas de bacalhau, o cabrito assado no forno, as farófias, os esquecidos, as filhós de forma, a torta enrolada…

Parabéns aos autores da obra que com alguma divulgação será certamente um sucesso!

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Escola de Futebol da ADEP


Só agora dei conta, mas temos mais um blog no nosso concelho. A Escola de Futebol da ADEP.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Saudades da Amoreira


Por estes dias, a Amoreira de que se fala no penúltimo post estaria assim...

Fotografia tirada há cerca de um ano.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Já faltou mais...uma noticia da Lusa, a propósito do financiamento para o Hotel de Penamacor

Serra da Estrela: Governo aprova investimentos turísticos no valor de 100 ME
Covilhã, Castelo Branco, 21 Dez (Lusa) - O Governo aprovou a execução de investimentos turísticos no valor de 100 milhões de euros para a Serra da Estrela (RTSE), anunciou hoje o presidente daquela Região de Turismo.
Segundo Jorge Patrão, os empreendimentos incluem um aldeamento de montanha nas Penhas da Saúde com uma telecabina de ligação à Torre, a ampliação da estância de esqui e a criação de vários hotéis.
Há investimentos previstos para os concelhos de Almeida, Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel e Seia.
A maioria do investimento é privado, cerca de 96 milhões de euros, sendo os restantes 14 milhões de âmbito público, nomeadamente relacionado com obras a realizar por autarquias, explicou Jorge Patrão à agência Lusa.
"Os Estado deverá comparticipar o investimento total com cerca de 30 milhões de euros", acrescentou, sendo que o valor "ainda não esta fechado, porque há regulamentos por definir nalguns sistemas de financiamento".
O Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER) com o título "Serra da Estrela Dinâmica" inclui duas dezenas de projectos para dez concelhos e prevê a execução dos projectos até final de 2008.
Um prazo que Jorge Patrão considera "exequível, mas que não permite distracções".
Aquele responsável destaca o impacto dos projectos para a economia regional: "Podem vir a ser criados entre 300 a 500 postos de trabalho, dependendo das dinâmicas que forem criadas".
Sete dos investimentos são designados de "projecto âncora" e representam cerca de 60 por cento do pacote de investimentos.
Entre estes projectos está a recuperação do antigo sanatório dos ferroviários, na Covilhã.
Propriedade da Turistrela, o imóvel deverá tornar-se numa unidade de alojamento de referência na região.
A requalificação da obra arquitectónica desenhada no início do século XX pelo arquitecto Cottinelli Telmo (autor do plano do Monumento aos Descobrimentos, em Lisboa) está orçada em 12,5 milhões de euros.
A criação de um aldeamento de montanha das Penhas da Saúde, com espaços comerciais, de lazer e animação, bem como uma telecabina que ligará esta zona à estância de esqui da Torre (que será ampliada), são outros dos projectos âncora.
Completam o leque prioritário de projectos hotéis a construir em Penamacor e Gouveia e a reconversão da centenária fábrica de lanifícios Campos Melo, da Covilhã, num hotel com 150 quartos, SPA e centro interpretativo da indústria laneira.
O PITER "Serra da Estrela Dinâmica" inclui ainda a abertura de hotéis em Manteigas, Seia, Fornos de Algodres e Manteigas e as requalificações da Pousada de Almeida e do Hotel Turismo da Guarda.
Entre os produtos que pretendem diversificar a oferta turística da RTSE, estão o Centro de Interpretação dos Descobrimentos, em Belmonte, e a requalificação urbana da antiga judiaria da Covilhã.
Ainda nesta cidade, vai ser apoiada a construção de pontes pedonais sobre as ribeiras da Covilhã, no âmbito da "Rota da Lã", que recria os passos da antiga indústria laneira local.
Melhoramentos no Covão da Ponte e no Covão d'Ametade, em Manteigas, fazem também parte desta rota.
A região da Serra da Estrela faz parte do Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT), como pólo turístico a desenvolver até 2015, juntamente com as regiões do Alqueva, Douro, Litoral Alentejano e Oeste.
LFO.
Lusa/Fim
on-line