quarta-feira, maio 24, 2006

O livre comércio em Penamacor

O João Melo chamou-me a atenção para uma notícia muito curiosa que se publicou hoje o Diário XXI: "Guerra de Padeiros em Penamacor".

Segundo apurou o jornal (sem que conste ter recorrido a alguma agência noticiosa e muito menos a agência de comunicação), uma nova empresa de produção/distribuição de pão sediada em Mangualde alargou recentemente a sua área de distribuição a Penamacor. Na passada sexta-feira e após várias ameaças de concorrentes locais, as razões levaram incumbente e entrante às urgências do Hospital.

Acontece que estou com um pedaço do móbil do crime na mão: um pão da panificadora de Mangualde trazido da Benquerença (escrevo de Lisboa). Um pão adquirido à porta de casa na dita freguesia. Um pão de excelente qualidade, escolhido de entre uma variedade incrível de pães de receita regional e adquirido com um complemento de simpatia oferecido pelo vendedor, tudo a preços razoáveis.

Enquanto cliente desconfio que é este o segredo do sucesso tão rápido que a panificadora de Mangualde parece estar a ter um pouco por toda a zona raiana. Infelizmente a secular tacanhez Beirã contrapõe-se ao espírito de iniciativa bem menos frequente em terras raianas. A notícia verdadeira talvez nem seja esta, talvez seja o facto de a empresa desafiadora não ser espanhola mas bem portuguesa, do outro lada da Estrela, a prestar um serviço como os melhores. É pena não distribuir pão em Lisboa...

Aos compadres benqueridos que vendem pão (e dirijo-me a eles porque o conheço há vários anos) deixo um conselho amigo: aprendam a amassar o pão que isto de ver um centeio cheio de apegaduras é que faz mal ao negócio.

Já agora... Confesso que estou em pulgas para provar a gabada bica da Panificadora Azurara de Mangualde. Amigos conhecedores afiançam-me que sabe tão bem como as que feitas pela minha saudosa avó. Terei de esperar pela próxima visita do padeiro.

segunda-feira, maio 01, 2006

Sra. do Bom Sucesso


15 dias depois da Páscoa, romaria à Sra. do Bom Sucesso.

Desertificação

Precisamente na semana em que o Expresso dá a noticia de que a a autarca de Vila de Rei se prepara para trazer para o concelho de Vila de Rei, 60 familias brasileiras ( leia neste link), o nosso amigo JOLON escreve um artigo tão preocupante como oportuno para o nosso concelho e no qual se dá conta de que População está a «fugir» para concelhos vizinhos ( Penamacor é o segundo concelho na desertificação segundo dados publicados. População procura outras paragens para viver).
Mais do utilizarmos este triste facto para acusar adversários políticos é nossa obrigação entender a razão deste facto e conseguir inverter, ou pelo menos estancar a sangria de população e de riqueza do nosso concelho.
Não sendo o único do concelho do pais em que isso acontece (e muito menos do interior) não acredito que nos continuemos a resignar. Afinal basta olhar para as regiões vizinhas de Espanha ou para concelhos como Elvas ou até Belmonte e Sabugal para perceber que existe solução.
on-line