terça-feira, março 28, 2006

Outro campeonato...

Num momento em que a equipa de futebol de Penamacor alcança pela primeira vez os campeonatos nacionais (a terceira divisão) surge-nos também uma noticia preocupante que é também um paradoxo para o nosso concelho.

Com efeito o concelho de Penamacor é, no contexto nacional, o terceiro concelho com maior percentagem de pensionistas.

Segundo um estudo recentemente divulgado, mais de um em cada quatro portugueses é pensionista da Segurança Social, sendo que os números mais elevados se registam nos concelhos do interior centro e sul.

Este estudo, da Marktest refere ainda o aumento do número de pensionistas em cerca de "6 por cento entre 1999 e 2003", o que traduz o envelhecimento dos portugueses em geral.

Os concelhos onde se registam mais pensionistas estão no interior Centro e Sul, mas os valores de pensões mais altas estão concentrados no litoral, especialmente na grande Lisboa, enquanto os mais baixos se observam no interior Norte.

O número de pensionistas atinge 58,97 por cento no concelho de Gavião (distrito de Portalegre), 58,86 por cento em Alvaiázere (Leiria) e 57,52 por cento em Penamacor (Castelo Branco), refere o documento.

Dois dados a reter, na minha opinião: Penamacor precisa de investir seriamente nas condições de fixação de população activa no concelho e apostar na qualidade de vida dos aposentados que aí residem. Vamos a isso?

domingo, março 26, 2006

A taça é nossa!!!

Serviços públicos em Penamacor



A reforma administrativa / a racionalização dos serviços públicos está no topo da agenda política em Portugal.
Discutem-se regiões plano e distritos, depois de se ter discutido, embora nao de forma conclusiva, concelhos e freguesias.
Discutem-se serviços regionais ou distritais quando se aponta igualmente para a fusão e extinção de algumas dezenas de serviços públicos.
Para o nosso concelho a discussão não pode deixar de ser relevante. Afinal o que sucederá aos postos e serviços que funcionam em Penamacor - o tribunal que o Presidente de Câmara garantiu ir continuar em Penamacor, a equipa local da DRABI, a repartição de finanças, o cartório notárial ou as conservatórias dos registos civis, comercial e predial, a delegação da segurança social?
Não tenho dúvidas que muito haverá a fazer na racionalidade do funcionamento dos serviços - afinal serviços mais racionais servem SEMPRE melhor TODOS os cidadãos, mas entendamo-nos que não podem ser sempre os mesmos a perder.

Orgulho-me especialmente de ter contribuido para a abertura de um serviço público da administração central, em Penamacor. O PAC (nunca gostei muito do nome e sempre defendi a designação de Mini Loja do Cidadão) é um exemplo daquilo que se pode desenvolver para melhor servir os cidadãos das cidades, mas também das vilas e das aldeias (o que se poderia ter feito de seguida).
Afinal foi, nos últimos anos, um dos investimentos que a administração central realizou e concretizou em Penamacor.

terça-feira, março 07, 2006

Biodiversidade aumenta na Malcata

A notícia é do Diário de Notícias. Continua a não haver sinal do Lince mas regressam outros simpáticos mamíferos ao cada vez mais despovoado habitat protegido da Serra da Malcata. O esquilo-vermelho e o corço prometem trazer mais amiguinhos: o lobo e algumas raras aves da rapina. Fica claramente a faltar um felino no meio de tanta vermelhidão e passarada. Ó lince, volta! Estás perdoado...

sábado, março 04, 2006

Tribunal de Penamacor e serviços públicos

Decididamente uma boa noticia. A Reconquista transmite o anúncio do Presidente da Câmara de Penamacor de que o Tribunal de Comarca de Penamacor vai ficar onde está:
"
Domingos Torrão garante
Tribunal fica em Penamacor


Numa altura em que crescem os rumores de encerramento do Tribunal da Comarca de Penamacor, o presidente da Câmara Municipal garante que “os serviços são para manter, incluindo o tribunal”, considerando que tudo o resto, nomeadamente o que for dito em contrário, “não passa de especulação”. O assunto também foi abordado na reunião da Assembleia Municipal, nomeadamente por António Vieira. O deputado municipal da Coligação Todos por Penamacor afirmou que o concelho “está condenado ao desaparecimento” com o encerramento de escolas, mas também de outros serviços como as finanças, correios ou o tribunal, hipóteses ainda não confirmadas oficialmente.
Pelo contrário, Domingos Torrão garante que “há um conjunto de serviços que ainda conseguem segurar uma série de postos de trabalho e que são serviços fundamentais”, dando a entender que tem a garantia do governo em como estes não fecham, havendo até a hipótese de criação de novos serviços.
O autarca lamenta ainda que a oposição não fale do Posto de Atendimento ao Cidadão, uma espécie de Loja do Cidadão que funciona há três anos no edifício dos Paços do concelho
."
on-line