segunda-feira, outubro 31, 2005

E o azeite de Penamacor é o melhor do mundo


A Lusa noticia hoje que "uma comitiva ligada à produção de azeite na Cova da Beira vai deslocar-se a Bruxelas, onde tenciona estabelecer contactos que permitam "abrir portas" aos seus produtos na União Europeia.
Ao longo de uma visita de três dias, "uma comitiva de cerca de 40 entidades ligadas à produção de azeite na Cova da Beira - Fundão, Penamacor, Covilhã e Belmonte - vai estabelecer contactos na região de Bruxelas", explicou à Agência Lusa, Francisco de Almeida Lino, chanceler da confraria.
No âmbito da visita, o presidente do grupo parlamentar europeu do Partido Popular Europeu, Hans-Gert Poettering, vai ser entronizado pela Confraria do Azeite da Cova da Beira a 30 de Novembro, em Bruxelas.
A cerimónia está marcada para as 16:30 desse dia, no Parlamento Europeu.
O dia 29 de Novembro será preenchido com reuniões com movimentos associativos e agentes comerciais europeus, "para abrir portas aos produtos de azeite da Cova da Beira", sublinha aquele responsável.
Para 01 de Dezembro estão agendados contactos com autarcas da região.
Por confirmar está um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que foi eleito com o apoio do Partido Popular Europeu, no qual se insere o PSD português.
"A oportunidade de desenvolver estes contactos surgiu no dia em que o deputado europeu do CDS-PP Luís Queiró foi entronizado, no Fundão", em 9 de Junho deste ano, na cidade do Fundão.
"Queremos que as nossas marcas de azeite comecem a exportar para a Europa, pelo que estas são tarefas fundamentais", conclui.
Fundada em 21 de Junho de 2004, a confraria conta actualmente com cerca de meia-centena de confrades.

Bemposta

domingo, outubro 23, 2005

Jorge Sampaio e o nosso turismo


No âmbito de uma nova presidência aberta dedicada ao turismo o Presidente da República visita no próximo dia 7 de Novembro os concelhos de Penamacor, Belmonte, Vila Velha de Ródão e Oleiros. Jorge Sampaio desloca-se ao museu judaico em Belmonte( turismo cultural), à reserva natural da Serra da Malcata em Penamacor ( turismo ambiental) e ao centro histórico de Penamacor. O Presidente da República desloca-se ainda a Vila Velha de Ródão e Oleiros, municípios ainda não visitados pelo chefe de Estado nos seus dois mandatos.
Oportunos os posts sobre a Malcata e já agora sobre a tardia construção de uma unidade hoteleira em Penamacor...

segunda-feira, outubro 03, 2005

A importância de ter um bom carro


Alguns amigos meus acham que Penamacor ombreia com o Entroncamento como a verdadeira terra dos fenómenos. Aqui vai uma noticia de hoje:

A estação de correios de Penamacor foi hoje assaltada por um casal estrangeiro que foi detido quando o carro se avariou perto da fronteira com Espanha, disse à agência Lusa fonte da GNR de Castelo Branco.
O assalto deu-se pelas 11:00, quando a estação estava em funcionamento e aberta ao público.
Segundo a mesma fonte, os assaltantes seriam um jovem com 20 a 30 anos de idade e uma mulher na casa dos 40 anos.
Levaram dinheiro, em valor não quantificado, e agrediram a funcionária da estação de correios.
A funcionária foi assistida no Centro de Saúde de Penamacor de onde foi transferida para o Hospital de Castelo Branco.
Segundo a mesma fonte, parte do dinheiro foi recuperado quando o casal foi detido a caminho de Espanha.
A viatura em que seguiam, de matrícula italiana, avariou já perto da fronteira.
O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Há fortes indícios de que o mesmo casal tenha assaltado há cerca de duas semanas outra estação de correios, em Tinalhas, aldeia a poucos quilómetros de Castelo Branco.
LFO.
Lusa/Fim
on-line