domingo, setembro 25, 2005

TARZAN TABORDA, O SORRISO NÃO SE APAGA


(um texto do nosso leitor João Melo jmelofundao@hotmail.com)
Já todos nós na nossa vida, em algum momento, demos por nós a proferir uma das seguintes sentenças, que passo a enumerar: “Eu ainda do sou do tempo em que …”ou “Ainda me lembro….”. Sendo que estas frases, á boa maneira portuguesa, eram sempre rematadas com um sonoro e contundente, ponto de exclamação!
Bom, eu apesar dos meus tenrinhos 25 anos, a propósito das acessibilidades e da A23, que nos permite chegar a Lisboa em duas horas e meia, digo de vez em quando (muito de vez em quando….):”Eu ainda sou do tempo em que se demorava um ror de tempo a chegar a Lisboa!!!”.
Bom, e quem esteja a ler este texto pergunta:”E o Tarzan? O que é que ele tem a ver com isto?”. Vendo a biografia do Tarzan (Duplo em Hollywood, campeão da Europa de Luta Livre, etc , etc.... ) e sabendo dos problemas de acessibilidades crónicos da Beira Interior, a que já aludi, é digno da nossa admiração, que uma pessoa tenha ousado sair de “Aldeia do Bispo”, no concelho de Penamacor, á procura do pão que lhe era escasso. Hoje pode ser visto como algo banal. Com pouca dificuldade, apanhamos um avião para Londres. Mas no Portugal dos anos 30/40, era um salto no escuro! Contudo, Tarzan Taborda ousou dar esse salto. E venceu!
Em Portugal, sempre que uma pessoa morre, com uma certa dose de hipocrisia, o obituário desta é recheado de inúmeros elogios. Não vou seguir esse costume. Vou apenas rematar este texto, lembrando a todos o enorme sorriso que Tarzan Taborda com que iluminava as suas aparições. É por isso que digo : Tarzan Taborda, o sorriso não se apaga!

terça-feira, setembro 20, 2005

Salvadorenho

Razões profissionais têm-me impedido de escrever no blog, como era meu desejo. No entanto não quero deixar de saudar a chegada de um novo blog do nosso concelho. Bem vindo.
http://salvadorenho.blog.pt/

sábado, setembro 10, 2005

Textos a publicar

Os conterrâneos que desejem publicar textos sobre a nossa terra enviem-nos, se assim o desejarem, para jftss@hotmail.com
Obrigado

A política, a terra e as pessoas

Quando não se têm argumentos positivos insulta-se e em vez de discutir o futuro discute-se o passado.
Por essa razão suspendi os comentários no blog. Faço-o com pena porque acho que em Penamacor faltam espaços de debate onde se possa exprimir livremente, sem pressões ou ameaças mais ou menos veladas, as nossas posições políticas.
Tenho para mim que todos nós Penamacorenses muito teríamos a ganhar se praticassemos esses princípios e deixassemos de confundir as nossas posições políticas com as relações pessoais.
Foi isso que senti, também com algum desgosto, no debate (transmitido no passado fim-de-semana na Rádio Cova da Beira)entre os dois candidatos à Câmara de Penamacor: discutiu-se exaustivamente o passado e quase nada o futuro.

terça-feira, setembro 06, 2005

Os cartazes dos candidatos


on-line