sábado, maio 21, 2005

Política à Penamacor


Volvidos quatro anos de uma luta eleitoral que em nada engradeceu o concelho de Penamacor -nem ao nível do investimento nacional no concelho nem, muito especialmente ao nível da junção de esforços para a melhoria do concelho - as próximas eleições autárquicas vão ser mesmo muito curiosas. Muitos de nós estaremos atentos à coerência e transparência na acção política bem como aos interesses que vão prevalecer: os individuais ou de grupo ou antes os da comunidade penamacorense?
Espero com muita esperança mas com alguma angústia: Penamacor não terá no futuro muito mais hipóteses de recuperar o atraso das últimas décadas.

quarta-feira, maio 11, 2005

Transportes e comunicações

Discute-se no nosso pais quais as vias fundamentais na nossa ligação à Europa e ao Mundo. O TGV (na sua ligação Lisboa-Porto-Vigo e Lisboa Badajoz), o novo aeroporto, bem como se anuncia a ligação(até 2009) por auto-estrada entre todas as capitais de distrito.
Em Penamacor a luta é pela ligação melhorada à fronteira e pela ligação à A23.

domingo, maio 08, 2005

Parabéns

No momento em que vos escrevo decide-se no campo quem sobe à terceira divisão nacional, se o Penamacor se o Fundão. Independentemente do resultado os meu parabéns a quem conseguiu pela primeira vez colocar o clube da nossa terra no melhor lugar de sempre.
Para a próxima época, com campo relvado e mais experiência, os resultados ainda serão melhores!

sexta-feira, maio 06, 2005

O Sporting Clube de Portugal e a Benquerença

Em dia de grande satisfação para a família leonina (na qual me incluo) recordo as raízes do meu Sportinguismo bem fixas na raia da Beira-Baixa.
Os feitos do Sporting nos anos 40, 50 e 60 lançaram sementes por todo o país cativando adeptos um pouco por todo lado. Pai, tios, primos, tudo é sportinguista - havendo até a proverbial ovelha negra, ou melhor, encarnada.
Uma das provas factuais desta história de causas e efeitos que se prolongam pelas gerações encontrei-a há alguns anos em casa dos meus avós. Lá onde nenhum livro (além dos escolares) encontraram poiso, descobri uma pequena revista do anos 60, de formato A5, que tinha na capa Morais. Era aliás um mini-biografia profusamente ilustrada com vários momentos da carreira do jogador. O célebre Morais de 1964 que marcou o golo decisivo para a vitória da Taça das Taças num canto directo.
Vá-se lá saber porquê, hoje veio-me esta recordação à memória.

terça-feira, maio 03, 2005

Males de Amor


Recomendo aos leitores deste blogue este artigo sobre o Penamacorense mais ilustre, António Nunes Ribeiro Sanches.
on-line